Gauchão 2024

Na Arena, Brasil é derrotado pelo Grêmio por 2 a 0 e está fora do Campeonato Gaúcho

Com gols de Cristaldo e Diego Costa, Xavante não resiste à pressão do Tricolor e acaba sendo eliminado; Rubro-Negro agora muda o foco para a Série D

Foto: Giancarlo Santorum - Especial - Rubro-Negro terminou o Estadual em sétimo

Com a missão árdua de ser obrigado a vencer o Grêmio na Arena, o Brasil não resistiu e foi derrotado por 2 a 0, neste domingo (10), e está fora do Campeonato Gaúcho. Cristaldo e Diego Costa anotaram os gols do Tricolor em partida única das quartas de final.

O Xavante encerrou a participação no Estadual deste ano em sétimo, mas com saldo positivo. A equipe do técnico Fabiano Daitx em nenhum momento correu risco de cair, garantiu vaga na Série D de 2025, o único porém que ficou com chances remotas de disputar a Copa do Brasil do ano que vem.

O Rubro-Negro agora muda o foco e passa a pensar na Série D do Campeonato Brasileiro. A CBF deve confirmar os grupos e a data de começo nesta semana.

Placar - Quartas de final

Sexta-feira

Caxias 1 x 0 São José

Sábado

Inter 3 x 0 São Luiz
Guarany 0 x 4 Juventude

Domingo

Grêmio 2 x 0 Brasil

Semifinais

Inter x Juventude
Grêmio x Caxias

Datas devem ser divulgadas nesta segunda pela FGF

Escalação com três zagueiros

Mais uma vez o técnico Fabiano Daitx alterou o esquema de jogo em relação à partida anterior. Para tentar surpreender o Grêmio, ele optou pela formatação com três zagueiros, a mesma utilizada contra o Juventude. A diferença foram as entradas de Pedro Santos e Tinga nos lugares de Maicky e Robinho.

Do lado do Grêmio, Renato Portaluppi colocou em campo o mesmo time que já vinha sendo especulado durante a semana, com Du Queiroz no banco e Geromel formando a zaga ao lado de Kannemann.

Defesa quase segura o Grêmio

Como esperado e anunciado pelo próprio técnico Fabiano Daitx na véspera do jogo, o Brasil adotou uma postura defensiva, com as linhas recuadas e próximas tentando não dar espaços para o ataque gremista. Mesmo precisando da vitória para classificar, o foco desde o apito inicial era primeiro não sofrer gol para depois tentar encontrar um contra-ataque ou um lance de bola parada.

A marcação xavante iniciou bem encaixada, com Marcinho ao lado de Anderson Recife no meio e Tinga e Pedro Santos mais abertos. Na frente, um solitário JP Bardales brigava por cada bola contra Geromel e Kannemann, mas sem sucesso.

Sem dar espaços na defesa, o Brasil foi permitir a primeira finalização apenas aos 19 minutos de jogo. Cristaldo recebeu, fora da área, e soltou uma bomba. Gabriel Oliveira espalmou e no rebote, Gustavo Nunes chutou, mas Zé Pedro afastou quase em cima da linha.

O Brasil só teve uma finalização em todo o primeiro tempo. Aos 27, Marcinho tentou de longe e a bola saiu por cima.
Na reta final da etapa inicial, Diego Costa chegou a mandar para as redes, mas impedimento foi assinalado. Os jogadores do Grêmio reclamaram de pênalti em lance anterior. Após alguns minutos do VAR analisando o lance, o árbitro Jonathan Pinheiro mandou o jogo seguir.

Parecia que o Brasil conseguira segurar o ataque gremista no primeiro tempo. Até que aos 45 minutos, Cristaldo recebeu passe de Mayk na meia lua da área e acertou um bonito chute, sem chances para Gabriel Oliveira: 1 a 0.

Sem força ofensiva

Precisando de dois gols para classificar, Fabiano Daitx mandou o time para o segundo tempo com Vini Charopem no lugar de Tinga. Apesar da mudança a postura defensiva não mudou nos primeiros minutos.

Com a vantagem parcial, o ataque tricolor passou a fluir mais em campo, levando perigo com mais frequência que no primeiro tempo. Aos seis minutos, Gabriel Oliveira fez grande defesa em chute de Diego Costa. No lance seguinte, Pepê arriscou de fora da área, mas a bola saiu rente à trave do goleiro rubro-negro.

Daitx ainda tentou colocar sangue novo na frente com Robinho no lugar de JP Bardales e minutos depois Yander e Maicky em troca com Biteco e Pedro Santos.

O cenário não mudou e aos 23 minutos o Grêmio enterrou qualquer possibilidade de uma reação. João Pedro cruzou para Diego Costa. Na primeira tentativa, o atacante furou, mas insistiu no lance e acertou um chute forte para ampliar o marcador.

Em uma última tentativa de diminuir a desvantagem, Maicky ainda acertou o travessão em chute da intermediaria, sendo a grande chance do Xavante de marcar na Arena. Na reta final, Bruno Reis acertou o cotovelo em Gustavo Nunes e recebeu o cartão vermelho após revisão do árbitro no VAR.

Com a vitória garantida e vantagem numérica em campo, o Tricolor administrou o jogo até o final. Presente em ótimo número, a torcida xavante aplaudiu a equipe na Arena.

Semifinal

Na semifinal o Grêmio enfrentará o Caxias, que na sexta-feira eliminou o São José ao vencer por 1 a 0, no Centenário. Na primeira fase, o Grená venceu o Tricolor por 2 a 1. O confronto também aconteceu na final do Estadual de 2023, com o título ficando na capital.

Futuro

Fora do Estadual, o Brasil muda o foco para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. A CBF ainda não confirmou a data de início e nem os grupos. Alguns jogadores possuem contrato apenas até o fim do gauchão. Novos reforços também devem chegar.

Ficha técnica

Grêmio (2): Caíque; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê (Du Queiroz – 19’ 2T), Cristaldo; Pavón, Gustavo Nunes e Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.

Brasil (0): Gabriel Oliveira; Gabriel Biteco (Yander – 20’ 2T), Zé Pedro, Adriel, Bruno Reis e Mário Henrique; Anderson Recife, Marcinho (Jefferson – 40’ 2T) e Pedro Santos (Maicky – 20’ 2T); Tinga (Vini Charopem - intervalo) e JP Bardales (Robinho – 11’ 2T). Técnico: Fabiano Daitx.

Gols: Cristaldo, aos 45’ 1T, Diego Costa, aos 23’ 2T (G).

Cartões amarelos: Pedro Santos (B); Pepê, Pedro Geromel (G).

Cartão vermelho: Bruno Reis (B).

Árbitro: Jonathan Pinheiro.

VAR: Daniel Nobre Bins.

Local: Arena do Grêmio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grêmio 2 x 0 Brasil: veja como foi Anterior

Grêmio 2 x 0 Brasil: veja como foi

Série D no horizonte: maioria dos jogadores do Brasil tem contrato para o campeonato nacional Próximo

Série D no horizonte: maioria dos jogadores do Brasil tem contrato para o campeonato nacional

Deixe seu comentário